Cognição é um processo dinâmico e complexo que envolve o aprendizado, atenção, memória, capacidade de planejamento, de comunicação oral e escrita através de nomeações e compreensão. Envolve também a capacidade de execução de atos motores, bem como a percepção, capacidade de reconhecimento de estímulos visuais, auditivos e táteis. Com o processo natural do envelhecimento  a cognição pode apresentar déficit, que quando identificado, pode ser treinado.

Existem testes específicos que auxiliam na avaliação do estado mental e das funções cognitivas a fim de determinar como estão as funções cognitivas no idoso o que direciona o planeamento de atividades mentais para ativação cortical das mesmas, assim como programas de treinamento para estas funções que compensam o déficit cognitivo com sessões terapêuticas individuais ou em grupo.

A oficina da memória tem como objetivo treinar as habilidades cognitivas e de prevenir possíveis déficits e prejuízos psicossociais com atividades em grupo direcionadas para esta finalidade como um mecanismo de retardar os efeitos do declínio cognitivo relacionado à idade. São realizados exercícios e atividades relacionados a compreensão, interpretação, raciocínio lógico, memória visual, sintaxe, semântica e musicalidade.

O Espaço Cognição e Linguagem realiza testes de rastreio cognitivo para avaliar o seu estado mental e oferece a Oficina de Memória para idosos. Agende sua avaliação ou visite a oficina pelo telefone 99387-0571